domingo, 15 de dezembro de 2013

Playlist de Domingo: I Love You

 Avril Lavigne - I Love You 
Paramore - Proof
Just a Game - Birdy
Radiohead - Creep
John Mayer - I Will Be Found (Lost at sea)



















sábado, 14 de dezembro de 2013

LOOKBOOK

All Black

Ao longo da história da indumentária o preto foi tratado como uma cor vazia, algo que transmite tristeza."O preto é de uma grande riqueza e tem muitos significados, mas seu valor mais reconhecido e fundamental ainda é sua associação com a escuridão e com a noite, e com o imaginário natural e antigo que conecta noite e morte". Na Termodinâmica o preto é a absorção da eletromagnética, ou seja, a luz, por esse motivo o Buraco Negro tem esse nome por ter a capacidade de absorver entre outras coisas até a luz. mas voltando a moda, O preto tem o seu significado diferenciado em cada cultura ou povoado mais ainda o que prevalece é a sua conotação de pessimismo, em alguns povos e culturas pode ser usado para diferenciar os jovens dos mais velhos, há algum tempo era a veste predominante dos monges e religiosos,e ainda usado mais precisamente no século XIX para diferenciação dos sexos enquanto os homens usavam o preto as mulheres vestiam o branco a cor da pureza.
óculos: Ray Ban
Jaqueta: I don´t Know
T-shirt: Luigi Bertolli
Calça: Riachuelo
Coturno: Bluesteel

Como diz John Harvey "é no negro dos homens que está o poder. ele tem gravidade e virtude" a partir do século XIX e com a moda dos Dândis que o preto começa a ganhar lugar na indumentária masculina sendo sinônimo de elegância e poder,"através dos tempos o uso dessa cor, uma cor sem cor,sem luz, a cor do pesar, da perda, da humilhação da culpa,... foi adotado pelos homens não como a cor do que eles perderam ou não possuem, mas precisamente como a marca do que eles tem: posição,bens,autoridade". a recém nascida burguesia londrina começa a adotar essa cor como seu "uniforme" pessoal por isso que o terno dos bancários é tão marcante ate os dias de hoje, ou seja uma contradição que vemos uma cor que é o significado do nada, do pessimismo e do rancor passa a ser a cor que refere-se a elegância, bem está social e poder. 




mais o que foi feito para que  a cor que representa o nada tomasse o lugar do colorido da indumentária barroca do século XVIII? algo me diz que foi em parte "culpa" da Revolução industrial e o tom acinzentado que tomou conta de Londres e de toda a Europa no período de transição entre esses séculos não teria motivo mais para tanta cor e colorido, afinal, a Nobreza estava perdendo o lugar para os jovens burgueses sérios e trabalhadores.
Ainda citando Harvey "na verdade é no seculo XX que o lado mais escuro do negro dos homens chegou ao seu climax, nos anos anteriores a segunda guerra mundial. mais recentemente, e talvez usado mais por mulheres do que por homens, o preto tem voltado de tantas formas e tao frequentemente a alta costura que somos tentados a pensar nele como a moda definitiva, da qual a alta costura se afasta continuamente" é o preto a tendência que nunca saí de moda é o "all black" que trás sempre glamour a um look básico "as modas do preto tem tendencia a durar a ser uma moda da antimoda" uma aposta sempre que dará certo afinal todos gostam de um toque sombrio no visual.


Fotos por: Jéssica Luiza

Texto feito com base na leitura do livro: Homens de Preto de John Harvey