quinta-feira, 20 de junho de 2013

A moda tem duas caras?



Uma pergunta que venho fazendo desde quando um amigo me falou a seguinte frase: "a moda é bifacetada" afinal a moda tem mesmo duas caras?
Já aviso não quero afirmar qualquer tipo de  idéias  nesse post mais sim fazê-los pensar sobre o assunto.
 antes das revoltas culturais e da contra-cultura, a moda era poder apenas da aristocracia,tendo em vista a colocação social da pessoa, estar "bem vestido" era sinônimo de alta-sociedade e a  moda nesse período era usada praticamente e somente para esse motivo. Depois com as revoltas e rebeldias juvenis o "triângulo da moda" virou de cabeça para baixo como mostrei AQUI.
Agora a moda de rua era o que influenciava os grandes desfiles, e se vestir tornou um modo de se mostra para o mundo. É ai que está a questão de se dizer que a moda é bifacetada pois a partir do momento que ela se torna uma forma de inspiração e expressão ela pode se tornar uma forma  de se manter em destaque em determinado grupo ou até mesmo na mídia social. Se expressar pela moda ou pelo seu estilo próprio ou não(acredite existem pessoas que forçam estilo)  mostrar quem realmente você é ou as vezes mostrar quem você queria ser, afinal nem todos querem ser quem são, acredite isso também existe, é ai que eu concordo que a moda pode ter duas caras, uma de modo de expressão e convívio social e outra de falsificação da identidade pessoal e cultural. Ela pode ser usada para promover certos tipos de mercadoria no mercado e até promover estilo e tendências pré-definidas mais também ela pode e deve ser usada para se expressarem ser quem realmente são e esquecerem do que querem te impôr afinal uma foto em um determinado site ou blog não passa a sua essência e nem seu "eu" afinal pode sim te ajudar mas, o último grito sempre será o seu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário