quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

e a Moda se divide em antes de 60 e depois de 60




A Década de 60 foi marcada por movimentos sociais, maior pedido de Liberdade de expressão e avanços na ciência e na tecnologia, foi nessa década que o primeiro homem chega a Lua e  as armas nucleares começam a fazer cada vez mais medo.
com o final dos anos 50 os jovens ganham maior percepção de assuntos políticos e sociais.
Os anos 60 foi um divisor de águas na História da moda do século XX, foi aonde os jovens dessa década conseguiram encontra alguma voz e dizer que queria Liberdade, Liberdade de expressão, Liberdade sexual e Liberdade de ir e vir."Os jovens que queriam aproveitar o hoje fizeram história e marcaram para sempre o mercado da moda."



Quando se fala em moda sessentista masculina pensamos em um conflito ou melhor uma combinação entre as jaquetas de couro estilo motoqueiro, as botas ou coturnos e as calças jeans bem justinhas, referente aos operários e  s roupas de alfaiates como paletós, gravatas e calças de alfaiataria ajustadas . A moda masculina sofreu muita influência de bandas como Beatles, The Who e The Doors, música e moda sempre de mãos dadas exatamente como ainda ocorre nos dias de hoje.
A onda Beat estava se iniciando desde o fim de 50. Os jovens Beats com suas roupas pretas,boinas e cabelos longos e lisos, buscavam uma vida anti-materialista e Liberal como por exemplo William Burroughs.



Na Inglaterra mais especificamente em Londres nasce o movimento Mod aonde já falei deles AQUI. Garotos da classe média de Londres que frequentavam pubs da cidade inglesa e andavam de Lambrettas . “Mods”, como eram chamados os seguidores do movimento modernista, ficava na rua Carnaby Street, no bairro de Soho, onde se localizavam boutiques super independentes como a de Andre Courreges.. Os Mods adoravam Jazz moderno o Soul e bandas como The Who, The Yardbirds e The Creation, sendo a maioria de famílias de comerciantes de tecidos eram  muito ligados a tendências de moda, vestiam ternos italianos justos em tons de cinza, jeans Levi´s, suspensórios,óculos estilo Wafarer e gravatas que as vezes eram de cores como amarelo e vermelho. "Conscientes desse novo mercado consumidor (os jovens) e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época."

Um grande marco dessa década foi os anos de 68 com movimentos jovens por todo o mundo Estados Unidos e a onda Hippie contra a Guerra do Vietnã, Brasil e a Tropicália contra a "opressão" da Ditadura, França e o Movimento Estudantil por maior Liberdade e o ano  de 69 e o grande em julho de 1969, com um grande show de rock, o "Woodstock Music & amp Art Fair", em agosto do mesmo ano, que reuniu cerca de 500 mil pessoas em três dias de amor, música, sexo e drogas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário