terça-feira, 4 de junho de 2013

Dica de Leitura:Moda uma Filosofia de Lars Svendsen



A escolha das roupas transmite uma mensagem sobre quem somos?

com essa pergunta, exatamente no início do prefácio do livro chamou a  minha atenção então tive que comprar. O autor Lars Svendsen (filósofo e professor da Universidade de Bergan, na Noruega) mostra como a moda pode ser um instrumento de estudo tanto na filosofia quanto na sociologia citando grandes filósofos como Kant e Barthes. 
Um dos poucos livros que mostra a moda como conceito, procurando entender sua importância, no que sinto dizer que, a maioria das pessoas não veem, e o pior é que uma parte das pessoas que se dizem gostar de moda que à Transformam em futilidade, que não sabem o quão importante ela é para a identidade.


"De Coco Chanel a Rei Kawakubo, de Dior ao estilo das ruas, o fio condutor desse livro é o princípio fundamental da moda – a busca pelo novo. A moda permeia diversos níveis da nossa existência, mas foi pouco estudada pelos filósofos. Até agora."


“As roupas são uma parte vital da construção social do eu. O vestuário é parte do indivíduo, não algo externo à identidade.” (Lars Svendsen)



 "Para que algo seja considerado moda, tanto a conformidade quanto a individualidade devem ser levadas em conta. A individualidade só significativa contra um pano de fundo de conformidade. A moda é sempre uma solução de compromisso entre essas duas coisas, como Simmel ressaltou há muito tempo. Se houver individualidade demais, ela perde seu apelo, porque deixa de funcionar de maneira distintiva, e está morta como moda. Numa época como a nossa, em que as normas se ampliaram consideravelmente e muitas delas correm em paralelo, é mais difícil expressar individualidade, precisamente por haver tanto espaço para grandes variações”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário