quarta-feira, 3 de julho de 2013

Moda e contra-moda. Contra moda é moda

Algumas pessoas se dizem contra a moda, dizem não seguirem tendências e usarem o que querem, mas isso não quer dizer que você não esteja vinculado ao círculo fashion. Moda não é somente o que vem das passarelas e de pesquisas de tendências.Pode-se ver a moda no "pensar" em uma roupa para ir ao colégio ou ao trabalho.
 A moda vai se transformando e melhorando de acordo com as mudanças sociais e econômicas, como por exemplo a troca do glamour da década de 20 para a recessão da década de 30 e 40 pelo ocorrido em 1929 e o estouro da Grande Segunda Guerra, grandes saltos trocados por sapatos mais baixos e os homens com ternos desestruturados, normalmente de linho, de ombros estreitos e calças mais curtas e mais justas.
Desse modo a moda não é apenas o glamour pré-definido pelos que se dizem contra ela, a moda é uma transformação que passa por turbulências e acensões. Até os Punks e Grunges pertenceram a moda os Hippies que queriam sair do sistema capitalista aonde dizem que a moda representa também fizeram moda, a partir do momento que colocaram em evidência um estilo de comportamento e de expressão através de roupas estão fazendo moda. como disse a historiadora Anne Hollander "todo o estilo de roupas ATRAENTES em um determinado período[...]todas as formas de antimoda e não moda[...] roupas e acessórios daqueles que não tem interesse em moda é moda". Nunca se usou tanto jeans surrados em inspirações punks e camisas xadrezes de flanela inspiradas no Grunge. Se os Hippies la na década de 70 achavam que a vida levada por eles eram um modo de expressão e repúdio a sociedade e a moda é uma forma de se expressar e dizer através da imagem a sua opinião, então o Hippie fez moda a "contra moda" faz moda
A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento.
 A moda é além do que desfiles de alta costura  é um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas.





"moda é a roupa cuja característica essencial é a mudança rápida e contínua de estilos"  (Elisabeth Wilson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário