terça-feira, 15 de outubro de 2013

Militarismo e as Décadas de 30 e 40

   A moda do século XX foi muito refletida pelos acontecimentos econômicos,sociais e políticas desse século o que diferentemente vimos hoje em dia pois estamos passando por releituras do que já se foi visto(infelizmente é muito escassa a criatividade de nosso século).



     Se vê muito sobre a tendência Militarismo nas grandes passarelas nos últimos tempos, mas, aonde venho esse conceito afinal? Quando se fala em militarismo lembramos logo a Segunda Guerra Mundial pois sim, foi neste período que começaram as primeiras tendências militaristas que vimos. Porque? Oras não sei se alguém lembra das aulas de História do colégio mas, em período de Guerra a economia é voltada praticamente por completo para a Guerra e além do mais é um período conhecido como "Grande Depressão" por suceder a Crise de 1929 ou seja ainda tinha vestígios de desempregos e as pessoas tinham que economizar ao máximo  e o que reflete na moda da época é uma escassez de matéria- prima, tecidos etc.Tecidos pesados e resistentes como o Tweed foram usados. Existiam até produtos para fazer as roupas durarem mais tempo o que deixavam elas com aparência de gastas e surradas
    No plano social a moda passa a se inspirar por "obrigação" nos trajes militares assim as roupas ganhavam ombreiras e cores como o bege e o verde musgo. Na moda masculina os ternos eram geralmente feitos de linho, um material relativamente barato, ombros estreitos e calças mais curtas e mais justas, perdendo o colete, e a bainha das calças.
     No plano político  o Totalitarismo reinava desde o início da década de 30 pregando o conservadorismo, fazendo com que a moda tivesse este aspecto simples e conservador da época, assim a indumentária era feita com bastante simplicidade, diferente da década de 20 aonde a exuberância e Glamour eram pontos altos na moda da época.





Marc Jacobs  em 2011-2012 fez uma coleção inspirado no militarismo de 40, maravilhosa por sinal. E o hoje em dia o que se vê de Militarismo são estampas de camuflagem, coturnos na maioria em tons marrom colares pratas e com referência a guerra como granadas, e óculos Aviador.

Um comentário:

  1. Eu amo a estampa de exercito! principalmente em jaquetas, amei o post
    http://heyhadrien.blogspot.com/2013/10/the-first.html

    ResponderExcluir