terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A moda como um meio de comunicação?




Desde sua ascensão a moda foi tratada como arte ou ainda como simplesmente um mercado em potencial no tão maravilhoso mundo capitalista, mas, a moda vai além disso, ela também se trata de interação entre pessoas e culturas. "Para entender a moda é necessário, pois,tentar compreender a linguagem que a constitui como tal"(Svendsen) Um blazer passa uma imagem mais seria? uma sandália algo mais despojado? na verdade eu ainda não sei ao certo, depois de tantas mudanças no cenário da indumentária ao longo das ultimas décadas um blazer pode-se referir ao comportamento mais sério e conservador ou pode simplesmente dizer sobre o estilo e a atitude de um homem, uma sandália pode passar uma expressão de despojado mais pode também passar a imagem de alguém que não precisa está todo "engomadinho" para o trabalho que ele executa.
Mais ainda tiramos conclusões das pessoas baseado em suas roupas. Um assunto que vem tomando cada vez proporções maiores na moda masculina é o uso de saias pelos homens, sempre me deparo com debates do tipo " homens podem usar roupas femininas e tudo bem?" e a opinião é sempre dividida. O fato é que a calça já está tanto tempo por ai ou nem tanto tempo assim, mas ela já transmitiu a imagem de Masculinidade e a saia perdeu esse posto no mundo ocidental.
O certo é que as roupas comunicam algo, mas não algo que possa chamar de linguagem. A linguagem tem o poder de se comunicar diretamente e com uma única afirmação e as roupas passam  algum tipo de comunicação porém sendo a indumentaria um circulo que está em constante mudança as roupas transmitem um significado quase tênue e instável.Um exemplo dessas instabilidade das roupas é dada por Anne Hollander aonde ela faz uma comparação do significado das roupas pretas anteriormente quando eram tratadas simplesmente para ocasiões fúnebres e com conotações de tristeza e perda, até que no final do século XVIII ´começa a ter uma conotação de elegância e poder.
Talvez a razão para que o terno seja mais elegante que uma camiseta e um jeans seja uma razão social e não filosófica, algo sobre o comportamento na sociedade moderna. O fato é que as roupas em geral já passaram por grandes transformações e que o verdadeiro significado das roupas seja algo completamente arbitrário e que possa ser modificado de pessoa por pessoa, cultura por cultura.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei seu artigo. Escrevi um pouco sobre isso no meu TCC da pós. Justamente sobre essa quebra de paradigmas e discussão de gêneros.

    www.jorgeleitte.com

    ResponderExcluir