terça-feira, 11 de junho de 2013

Ícones da Moda:Klaus Märtens


Bem todo garoto ou mesmo garota que curti um estilo mais rocker é apaixonado pelos coturnos, e mais especificamente pelos Doctor Martens. Aqueles coturnos que ficaram famosos nos pés dos punks, e skinheads dos anos 70` e 80`. Esses sapatos tão maravilhosos foram inventados por Klaus Märtens, muitos anos antes de serem símbolos do estilo punk.

Klaus Märtens era um médico alemão na época da Segunda Guerra Mundial que por causa de um acidente ficou tendo o tornozelo machucado, mas não em um acidente de batalha e sim simplesmente esquiando.Para poder continuar na Guerra ele projetou uma bota que seria mais confortável para o seu tornozelo ferido, a então bota que viria ser a famosa Doctor Martens, sendo feita de couro e solados de amortecimento aereo. Quando a Guerra terminou e os alemães tiveram que saquear suas próprias cidades, devido à invasão Soviética e britânica,Klaus tomou uma atitude bem punk fora de época para continuar fabricando os seus pares de Doc Martens, "pegar" couros em lojas de sapateiros. Ele começa a fabricas os primeiros pares com um amigo de faculdade e vendendo em Munique então em 1959 uma empresa chamada britânica British R. Griggs Group Ltd compra os direitos de fabricar as botas, esse deve ser o motivo de elas serem concideradas um produto de origem britânica e não alemã como realmente é.
 As primeiras pessoas a começarem a usar as botas de Klaus não foram os punks e suas atitudes rebeldes,mas simplesmente por policias, operários, fazendeiros e até mesmo donas de casas. então nos anos 60 elas se tornam parem indispensáveis pelos punks britânicos e logo depois no gosto do street fashion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário