segunda-feira, 29 de julho de 2013

Chapéu: acessório para Verão quanto para o Inverno

O chapéu existe desde os tempos pré-históricos, porém nesse época eram usados como modo de proteção, somente na Idade Média que começou o seu uso como um acessório. O chapéu so começou a ser usado na moda masculina a partir de meados dos séculos XIV-XIV, foi por volta dessa época que surgiram as boinas na Itália.
Durante a Revolução Francesa (1789-1799), quando as vestimentas foram influenciadas de modo a torná-las mais simples, surgiram os chapéus de copa alta de formato côncavo, que se desenvolveram até darem origem às Cartolas. Em 1900, o Chapéu Côco feito de feltro de lã e/ou pêlo era o mais popular, aparecendo alguns anos depois os chapéus de palha, os do tipo marinheiro, etc., sendo que a grande maioria dos modelos se originou no Reino Unido.
No Início do século XX os chapéus não tem sofrido muitas mudanças na moda masculina. somente algumas mudanças em relação aos materiais e mudança de cores, hoje em dia pode-se encontra chapéus até em cores fluorescentes.

Agora alguns modelos para vocês:


Chapéu Panamá: Mesmo tendo esse nome ele não é fabricado no Panamá e sim no Equador, este nome se dá pelo fato do Presidente americano Theodore Roosevelt  ter usado ele em uma visita ao canal do panamá, por esse motivo tornando-se moda pelos homens da época até a Segunda Guerra.ele ficou famoso no Brasil, nos subúrbios do Rio de Janeiro, junto com a acensão do Samba em meados da década de 20.




Chapéu de coco: Mais conhecido como chapéu do Charlie CHaplin ,é um chapéu de copa redonda e aba bem curvada dos lados, usado pelos homens no fim do século XIX. Na Inglaterra, após a Primeira Guerra Mundial, passou a ser aceito em ocasiões formais, substituindo a cartola. Feito de feltro de  ou pêlo, era muito popular e, até aos anos 50 e 60, era associado a homens de negócios londrinos.








Chapéu Fedora: também chamado Borsalino (vide seção abaixo), é um tipo de chapéu, ordinariamente em feltro, fabricado no formato do chapéu Panamá, e que fez grandesucesso no século XX, a partir dos anos 20, embora diga-se que tenha sido inventado em meados da década anterior (algo que não é preciso).
Fedora é um nome feminino russo, versão local para Teodora - e que foi tornado popular na peça teatral Fédora, de Victorien Sardou, feita para Sarah Bernhardt - e depois vertida em ópera por Umberto Giordano, em 1898 - grande sucesso no começo do século XX, tendo Enrico Caruso no papel de amante da personagem-título. Embora não haja ligação aparente entre o chapéu e a peça, o nome foi popularizado por esta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário