segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia Mundial do Homem: Homens que fizeram parte da Historia da moda


Dia 15 de Julho se comemora no Brasil o Dia Mundial do Homem por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Os objetivos são a luta contra o sexismo e a melhora da saúde dos homens, além de melhorar as relações entre os gêneros.
Vários Homens contribuíram para a história da moda, tanto a masculina como a feminina como por exemplo Christian Dior com o tão glamouroso New Look Dior, ou o pai da alta-costura Charles Worth, porém existem alguns personagens de quem muitas pessoas nem ouviram falar e contribuíram igualmente para a moda.

Um desses personagens foi o arquiteto brasileiro Flávio de Carvalho que em plena década de 50 e todo o conservadorismo brasileiro da época sai pelas ruas de São Paulo vestindo saias de pregas blusa de nylon com mangas curtas e folgadas, chapéu transparente, meias arrastão e sandálias de couro auto-nomeando as suas novas vestimentas de "New-Look de Verão"(referência ao New-Look Dior que era uma tendência e avanço na moda da época) e uma crítica ao modo que os homens brasileiros se vestiam com roupas europeias para o clima tropical brasileiro, e ainda sendo ele parte do movimento modernista criticando está atitude.




Outro homem que fez muita importância para a história da moda e que não se tem muito conhecimento é Matthaeus Schwarz, um contador do século XVI, simplesmente foi  a primeira pessoa a escrever um livro sobre moda. Schwarz registrava as imagens das roupas em pinturas. Iniciando as pesquisas em 1520 aonde foi juntando pinturas de sua infância até os 23 anos e daí até os seus 63 anos, somando um total de 137 pinturas em aquarela.
O que eu achei mais legal é que pelo seu livro pode-se notar que o gosto por moda não era apenas exclusividade de famílias da nobreza. Depois da descoberta desse livro alguns historiadores repensaram a ideia de que a moda só se tornou democrática no século 20.





Um ícone que todos conhecem mas, que tinha que falar dele aqui é Calvin Klein que revolucionou a publicidade e a moda íntima masculina nos anos 80 e 90 e femininas também com propagandas que insinuavam a sexualidade uma idéia que surgiu com um pensamento na filosofia de culto ao corpo da antiguidade e o ideal de beleza americano. com fotografias provocativas a marca passou por alguns processos como incentivo à pedofilia e incentivo de drogas.


campanha Calvin Klein anos 80



Nenhum comentário:

Postar um comentário