sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Heroin Chic: Uma paródia não intencional do estilo de rua

Primeiramente desculpe ter ficado esse tempo todo sem postar, é que meu tempo está muito ocupado com trabalhos da faculdade e talz, mais vamos lá...

Yves Saint Lauren disse uma vez: "Abaixo o Ritz, Viva a rua!". seria uma premonição do que viria a acontece nos anos 80 e 90? na verdade, acho que não, pois desde a década de 50 já havia um certo estilo de rua na moda.

O heroin Chic foi uma tendência ou até mesmo um estilo de vida que teve muita influência na moda nos anos 90 ,que se idealizou por modelos pálidas e com manchas que representavam olheiras abaixo dos olhos.Como disse  Svendsen " Para ganhar atenção a moda abraçou o extremo oposto daquilo a que fora tradicionalmente associada, cobrindo o GLAMOUR COM SUJEIRA", acho que foi exatamente isso que aconteceu, porque na década anterior a moda estava passado por uma grande crise criativa o que levou algumas campanhas publicitárias a fazerem o que Svendsen disse ser oposto da moda, os criadores e fotógrafos buscaram se inspirar em pessoas normais das ruas, e em bandas do cenário de Seattle, como o estilo Grunge.Campanhas famosas por usar esse tema foram as da Calvin Klein, que abusava da sensualidade e magreza dos modelos um grande exemplo disso é a tão linda Kate Moss
  O Heroin Chic foi provocado pela vida social das ruas do início dos anos 90, o preço da heroína tinha diminuído e assim  um maior uso da droga, um grande adepto desse estilo em suas fotos foi o fotógrafo Davide Sorrenti que morreu por causa do uso da droga.
Foi uma tendência bem complicada de se definir como má ou boa pois trouxe bastante aprendizado para o mundo da moda, como por exemplo de que não é necessário usar de drogas lícidas e muito menos ilícitas para te rum corpo relativamente perfeito, tanto que no final dos anos 90 quando surgiu modelos como a nossa Gisele Bündchena Vogue diz que seria a volta da "modelo sexy".








Nenhum comentário:

Postar um comentário