domingo, 20 de outubro de 2013

Identidade: escolha já a sua ou deixe que escolham por você

O preceito de que a identidade era algo importante para o homem nasceu juntamente com o renascimento, época aonde começou a dar mais importância para as coisas racionais. Na idade média por exemplo não se existia um  “eu indivíduo” mais sim um “eu coletivo” aonde todos faziam aquilo que era imposto por uma sociedade teocêntrica.





A moda masculina sofre muito com estereotipo e preconceitos, afinal o que você veste pode dizer quem você é ou não, depende como você se sente sobre isso, a moda surgiu criando um novo homem, o homem que se interessa por moda, e que não tem interesse em se preocupar com o tradicional, mais tem interesse em se preocupar com outros amantes de moda, em partes, é esse o grande problema da escolha da identidade, há quem se preocupa com o pensamento alheio. A moda veio para mudar isso e até aonde ela pode ajudar na identidade? Quantas vezes vocês já passaram perto de uma pessoa que está vestida com uma calça justa demais ou até mesmo uma camiseta rosa ou outras indumentárias e tomaram conclusões precipitadas sobre ela?
  Uns dos primeiros homens a se preocuparem com a aparência como meio de identidade foram os Dândis que era homens do final do século XIX que se vestiam bem, porém, com simplicidade e com um gosto bem individual para a época. Eram tachados de homossexuais e por não serem da aristocracia eram chamados de Snobs ,algo que traduzindo seria, esnobes ou não-universitários, Mesmo com todo esse preconceito eles não largaram de ser quem eram Oscar Wilde disse uma vez “deveríamos ser uma obra de arte ou vestir uma obra de arte”. Ter estilo é algo para a formação da identidade pessoal, que segundo Foucault citado por Svendsen “pode conter tanto um aspecto ético quanto um aspecto estético”. 
  Ter estilo não é puramente futilidade mais o primeiro passo para descobrir quem você é.culo XIX que se vestiam bem, porsm os D com a apares de moda, em partes,  e que ncimento,








Nenhum comentário:

Postar um comentário