quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Dândi:

O dândi foi um estilo ou modo de vida que surgiu na Inglaterra na virada do século XIX, Homens que tinham um certo vício pela aparência se vestiam com roupas simples porém de bons matérias e que não necessariamente pertenciam a aristocracia.








 Eram homens que faziam parte da recém formada burguesia do final século XIX, andavam bem sempre acompanhados, com artistas,músicos e membros da alta sociedade e frequentavam as universidades tradicionais como Oxford. Penso que eles foram os primeiros It-guys,hipsters,fashionistas da história (rsrsrs).  O escritor Thomas Carlyle escreveu o Dândi como sendo " Um homem que usa roupas, um homem que tem como profissão, ofício e existência usar roupas. Todas as faculdades de sua alma, espírito, carteira e pessoa estão heroicamente consagradas a esse único objetivo, o uso sábio e correto de roupas: de tal modo que assim como outros se vestem para viver, ele vive para se vestir"
   "Se um Homem comum se vira para olhar para você, então você está bem-vestido;está ou engomado demais, ou apertado demais, ou na moda demais" disse Beau Brummell o maior Dândi da história. Combinando sempre requinte com simplicidade, não usavam roupas exageradamente extravagantes, mas sim roupas simples porém elegantes. Outro Dândi da história foi o escritor Oscar Wilde. Dotado de senso de humor corrosivo, tendência ao paradoxo, neste caso superioridade aristocrática, e vestuário espalhafatoso, Wilde se tornou ilustre pela maneira como retratou a sociedade britânica, além de traçar algumas das mais valiosas considerações literárias a respeito da juventude, das paixões e do amor.  O Brasil também teve o seu Dândi o jornalista e cronista João do Rio.
    



  Como os estilos perfeccionistas de hoje em dia sofreu muitos preconceitos também, sendo as vezes chamados de homossexuais quando começaram a frequentar as universidades tradicionais eram trajados de Snobs que seria um modo pejorativo de se definir esses homens, (joque no tradutor do google que virá aparecer as traduções como esnobe e não-universitário). Acho que hoje em dia qualquer um que consiga aparecer por seu modo de vestir e seus pensamentos pode ser considerado um Dândi quem quiser se inspirar que tal vê um pouco do estilo de Peter Doherty que pra mim é um grande exemplo do estilo Dândi atualmente, roupas tradicionais, simples, porém com um toque de modernidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário