quarta-feira, 31 de julho de 2013

A moda e o machismo





Ah!!! o Rei Luiz XIV, tão exuberante com suas perucas e saltos altos e ainda roupas especiais para assistir ao balé, sempre radiante, por isso o apelido de Rei Sol. Nessa época era normal o uso de perucas e salto alto por homens da nobreza os saltos eram usados por aqueles rapazes ou senhores que tinham uma estatura muito baixa, e naquela época ser alto era status para pessoas nobres. A vaidade era para ambos os sexos.O "terno moderno" nasceu dos luxuosos trajes da Corte Francesa que eram basicamente o colete, bermudas até os joelhos e a inusitada peruca introduzida pelas realezas europeias,mas, com a acensão da burguesia,os homens começaram a se vestir mais básicos, o nascimento do terno composto com o mesmo tecido deixa o homem burguês mais prático, e se diferencia dos nobres, enquanto a mulher se mata nos espartilhos e vestidos com metros e metros de tecidos.
Até Chanel sofreu com a imposição de "leis" masculinas, ao querer incorporar peças do guarda roupa masculino às vestes femininas por acreditar serem mais práticas e confortáveis,e realmente eram, sofrendo várias ofensas. Então porque não usar aquilo que lhe faz bem?
 Como temos visto recentemente vários desfiles apostando nas saias para homens, e ainda quantas fotos de homens usando salto que vejo por ai.
O machismo na moda não é somente com homens que se vestem bem e por causa disso são tachados de homossexuais, infelizmente o machismo está também para a mulher, e com a mulher, afinal o dito luta pela beleza no século XIX e início do XX com os espartilhos que podia até (e existem casos) matar as mulheres por falta de respiração por prender os órgãos e até quebrar costelas; e quando eu disse que está com a mulher: sim existem mulheres com um pensamento ultrapassado, pois quantas vezes já vi em lojas muitas delas comprando roupas para seus companheiros e dizendo "nossa ele não vai vestir isso é muito chegay", "nossa só gay mesmo para usar uma camiseta tão justa assim".
Já se foi o tempo em que o homem tinha que ser super tedioso com poucas opções de cores e modelagens. Exceto a excentricidade das décadas de 60 e 70, o Homem Moderno tem uma filosofia de achar, em questão de roupas, que para a mulher é tudo e para nos nada.


 Cara antes de dizer frases tão arcaicas, pense, que tão ajudar a abrir a mente do seu marido/namorado?
 qual o problema dele usar rosa, qual o problema de usar bermuda curta, qual o problema de usar saia?
Na infância já é definido que os garotos tem que gostar de azul e garotas de rosa. Qual o problema com a cor rosa? eu não entendo essa obsessão em achar que uma cor pode definir uma vida toda que a criança vai ter pela frente.
 Se for para você ser gay você vai ser gostando de futebol e carros ou gostando de salto alto e rosa e se for para você ser hétero você vai ser usando rosa e salto alto ou gostando de futebol e carros.














Então pense nisso! abra sua mente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário