quinta-feira, 20 de junho de 2013

A moda tem duas caras?



Uma pergunta que venho fazendo desde quando um amigo me falou a seguinte frase: "a moda é bifacetada" afinal a moda tem mesmo duas caras?
Já aviso não quero afirmar qualquer tipo de  idéias  nesse post mais sim fazê-los pensar sobre o assunto.
 antes das revoltas culturais e da contra-cultura, a moda era poder apenas da aristocracia,tendo em vista a colocação social da pessoa, estar "bem vestido" era sinônimo de alta-sociedade e a  moda nesse período era usada praticamente e somente para esse motivo. Depois com as revoltas e rebeldias juvenis o "triângulo da moda" virou de cabeça para baixo como mostrei AQUI.
Agora a moda de rua era o que influenciava os grandes desfiles, e se vestir tornou um modo de se mostra para o mundo. É ai que está a questão de se dizer que a moda é bifacetada pois a partir do momento que ela se torna uma forma de inspiração e expressão ela pode se tornar uma forma  de se manter em destaque em determinado grupo ou até mesmo na mídia social. Se expressar pela moda ou pelo seu estilo próprio ou não(acredite existem pessoas que forçam estilo)  mostrar quem realmente você é ou as vezes mostrar quem você queria ser, afinal nem todos querem ser quem são, acredite isso também existe, é ai que eu concordo que a moda pode ter duas caras, uma de modo de expressão e convívio social e outra de falsificação da identidade pessoal e cultural. Ela pode ser usada para promover certos tipos de mercadoria no mercado e até promover estilo e tendências pré-definidas mais também ela pode e deve ser usada para se expressarem ser quem realmente são e esquecerem do que querem te impôr afinal uma foto em um determinado site ou blog não passa a sua essência e nem seu "eu" afinal pode sim te ajudar mas, o último grito sempre será o seu.



domingo, 16 de junho de 2013

Lookbook


Playlist de domingo: Política

Bem resolvi fazer uma playlist todos os domingo aqui no blog com um tema pré-definido e pra começar vou fazer sobre o que eu mais amo além da moda que é a política e economia. Então vamos lá

St. Jimmy - Green Day


Que País é este -  Aborto Elétrico




Política Vóz - Barão Vermelho


American Idiot - Green Day

  
 




Podres Poderes - Caetano Veloso:



Dear Mr President - Pink:





The Fletcher Memorial Home - Pink Floyd:




How does it feel? - Crass:



sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dica de filme: Quadrophenia

No post que fiz sobre o estilo Mod eu falei do filme Quadrophenia. e agora dou a dica desse filme para assistir no final de semana:





Bem o filme foi produzido em 1979 quando começou todo aquele revival do estilo mod no Reino Unido e lançado sendo um homônimo do álbum de mesmo nome do The Who o filme passa em torno da vida de Jimmy um adolescente Mod nos anos 60 que é membro de uma gangue, cheio de assuntos envolvendo o "mundo" dos adoslescentes, Mas o que eu acho mais interessante no filme é que mostram a decadência da economia  e o desemprego do Reino Unido pré-Thatcher( e ainda há quem não goste dela) um período de tensão na história da Inglaterra. 
Mostra em ponto específicos a alienação da juventude de classe média da Grã- Bretanha.
Além d euma história fascinante o filme conta com uma trilha sonora maravilhosa tendo músicas de The who lógico, James Brown, High Numbers e muito outros. Alem de um figurino fantástico
Vale muito a pena vê




        

terça-feira, 11 de junho de 2013

Ícones da Moda:Klaus Märtens


Bem todo garoto ou mesmo garota que curti um estilo mais rocker é apaixonado pelos coturnos, e mais especificamente pelos Doctor Martens. Aqueles coturnos que ficaram famosos nos pés dos punks, e skinheads dos anos 70` e 80`. Esses sapatos tão maravilhosos foram inventados por Klaus Märtens, muitos anos antes de serem símbolos do estilo punk.

Klaus Märtens era um médico alemão na época da Segunda Guerra Mundial que por causa de um acidente ficou tendo o tornozelo machucado, mas não em um acidente de batalha e sim simplesmente esquiando.Para poder continuar na Guerra ele projetou uma bota que seria mais confortável para o seu tornozelo ferido, a então bota que viria ser a famosa Doctor Martens, sendo feita de couro e solados de amortecimento aereo. Quando a Guerra terminou e os alemães tiveram que saquear suas próprias cidades, devido à invasão Soviética e britânica,Klaus tomou uma atitude bem punk fora de época para continuar fabricando os seus pares de Doc Martens, "pegar" couros em lojas de sapateiros. Ele começa a fabricas os primeiros pares com um amigo de faculdade e vendendo em Munique então em 1959 uma empresa chamada britânica British R. Griggs Group Ltd compra os direitos de fabricar as botas, esse deve ser o motivo de elas serem concideradas um produto de origem britânica e não alemã como realmente é.
 As primeiras pessoas a começarem a usar as botas de Klaus não foram os punks e suas atitudes rebeldes,mas simplesmente por policias, operários, fazendeiros e até mesmo donas de casas. então nos anos 60 elas se tornam parem indispensáveis pelos punks britânicos e logo depois no gosto do street fashion.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Senhor, me vê uma bermuda xadrez e um pouco de ignorância?( Ser Antiguado e Uniformização)



Não, não tenho nada contra as bermudas xadrezes, só quis colocar esse exemplo para lembrar certos fatos. Quantas vezes vocês já escutaram aquelas frases típicas de pessoas ignorantes, sim ignorantes, que dizem: "Pode comprar qualquer coisa que eu visto", "eu visto um jeans e uma camiseta e está bom", por que me preocupar com roupa para ir nessa reunião", e tantas inúmeras outras frases de quem sequer sabe o que estão falando,soltam essas "frases prontas" como robôs, sem ao menos saberem do que estão falando de verdade .Infelizmente  a moda masculina ainda é tímida no Brasil, como disse o Francês Olivier Teboul, que mora aqui em BH, sobre o Brasil: "No Brasil tudo é gay...se vestir bem é gay (presta atenção em como se vestir é gay)", e ainda ele diz mais:
"Aqui no Brasil, os homens se vestem mal em geral ou seja não ligam. Sapatos para correr se usam no dia a dia, sair de short, chinelos e camisetas qualquer e comum. Comum também é sair de roupas de esportes mas sem a intenção de praticar esporte. Se vestir bem também é meio gay".
   E  assim vão nascendo as turminhas uniformizadas
  Aquela velha frase da Gloria Kalil: "dizer que moda é futilidade é coisa da década de 50" em partes eu concordo com essa frase afinal depois dos movimentos sociais e revoltas juvenis a partir dos  anos 50 a ação de se vestir tornou-se parte de um processo de identidade, expressão, e ainda um modo de se diferenciar do outro e identificar com o seu "semelhante" . O  fato é que ainda existe gente com uma mentalidade infame sobre o significado da moda na sociedade,e não são somente aqueles que se dizem não ligar para moda, hoje em dia  infelizmente pode-se encontrar pessoas  que realmente são superficiais dentro do universo da moda, e que esquecem esse significado ou que ainda nem sabem qual é.
 Até os movimentos de maior expressão ante-sistema caíram dentro do círculo da moda querendo ou não a moda está na vida de todos, você não pode ligar para o ultimo desfile de Georgio Armani ou sequer nunca ter lido algo sobre Coco Chanel mais ainda sim você faz parte desse processo. A moda diz muito sobre quem você é ou até mesmo o que você quer, ela faz parte da arte e forma de se expressar.






quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Som de Emily`s Army

Esses dias pesquisando sobre Green day (minha banda favorita) encontrei essa banda formada por garotos entre 15 e 16 anos:
Emily`s army é uma banda americana de punk rock, pois é uma banda de adolescentes que fazem música além de pop, difícil vê isso hoje em dia com essa decaída musical que veem acontecendo ultimamente, mais críticas a parte, vamos falar da banda referida no post, Emily`s Army é formada por  Max Becker (baixista e vocalista), Cole Becker (guitarrista e vocalista), Travis Neumann (guitarrista) e Joey Armstrong (baterista)  eles adotaram esse nome em homenagem a prima de Max Becker, Emily Cole, que sofre de fibrose cística.Suas influências são: The Clash,The Who, Elvis Costello,The Esploited, The Influents, Stiff Little FingersThe BeatlesFoxboro Hot TubsPinhead Gunpowder e Green Day


São conhecidos por tocar no 924 Gilman Street uma espécie de casa de shows ou clube musical na área de Berkeley, na Califórnia, pesquisando sobre esse clube descobri que é uma organização coletiva sem fins lucrativos aonde bandas de garagem vão para mostra seus trabalhos e o mais legal são as regras para que quiser frequentar os shows, sem álcool,sem drogas,sem violência e sem racismo muito genial, um sonho se fosse assim em todos os lugares.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Dica de Leitura:Moda uma Filosofia de Lars Svendsen



A escolha das roupas transmite uma mensagem sobre quem somos?

com essa pergunta, exatamente no início do prefácio do livro chamou a  minha atenção então tive que comprar. O autor Lars Svendsen (filósofo e professor da Universidade de Bergan, na Noruega) mostra como a moda pode ser um instrumento de estudo tanto na filosofia quanto na sociologia citando grandes filósofos como Kant e Barthes. 
Um dos poucos livros que mostra a moda como conceito, procurando entender sua importância, no que sinto dizer que, a maioria das pessoas não veem, e o pior é que uma parte das pessoas que se dizem gostar de moda que à Transformam em futilidade, que não sabem o quão importante ela é para a identidade.


"De Coco Chanel a Rei Kawakubo, de Dior ao estilo das ruas, o fio condutor desse livro é o princípio fundamental da moda – a busca pelo novo. A moda permeia diversos níveis da nossa existência, mas foi pouco estudada pelos filósofos. Até agora."


“As roupas são uma parte vital da construção social do eu. O vestuário é parte do indivíduo, não algo externo à identidade.” (Lars Svendsen)



 "Para que algo seja considerado moda, tanto a conformidade quanto a individualidade devem ser levadas em conta. A individualidade só significativa contra um pano de fundo de conformidade. A moda é sempre uma solução de compromisso entre essas duas coisas, como Simmel ressaltou há muito tempo. Se houver individualidade demais, ela perde seu apelo, porque deixa de funcionar de maneira distintiva, e está morta como moda. Numa época como a nossa, em que as normas se ampliaram consideravelmente e muitas delas correm em paralelo, é mais difícil expressar individualidade, precisamente por haver tanto espaço para grandes variações”. 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Estilo Mod




 Os Mod eram os "fashionistas" dos anos 60 londrino.com suas vidas badaladas, eram garotos da classe média de Londres que frequentavam pubs da cidade inglesa e andavam de Lambrettas por não terem condições de comprar carros.
  Uma curiosidade engraçada foi quando uma lei britânica disse que deveriam ter espelhos nas motos, os grupos de adolescentes mods começaram a instalar cerca de 10 20 até 32 espelhos retrovisores nas Lambrettas como modo de protesto irônico à lei.
  Eram amantes de Jazz moderno o Soul e bandas como The Who, The Yardbirds e The Creation
  Sendo a maioria de famílias de comerciantes de tecidos eram garotos muito ligados a tendências de moda, vestiam ternos italianos justos, jeans Levi´s, suspensorios,óculos estilo Wafarer e gravatas. Dá pra vê que eles adoravam um estilo bem alfaiataria.

who_quadrophenia_1





as duas primeiras imagens são do filme Quadrophenia, (que em breve estará no Dica de Filme aqui do blog)de 1979 baseado no álbum homônimo do The Who

inspirations for today














Reviravolta

A Belle Époque, foi uma época de Glamour e ascensão da burguesia. Paris vivia uma enorme influência mundial, quanto mais deslumbrante eram as roupas maior era o poder social de uma pessoa. Worth dava os primeiros passos no que veria ser chamado de alta costura.
   Já dizia a Harper´s Bazar: " a mulher que não tiver um Tailleur Chanel está desesperadamente fora da moda".
  Se vestia o que a alta costura ditava, a moda era dominada por uma minoria burguesa, os considerados plebeus, operários, trabalhadores estavam completamente fora do ciclo da moda europeia.

“A Alta Costura dá às casas uma visibilidade única, podendo tornar a marca eterna.”
Didier Grumbach


 


  Mais quando que a massa começou a fazer parte desse ciclo? quando a moda começou a ser mais democrática? (não que ela seja completamente democrática nos dias de hoje) .
    No final da década de 40 e início de 50 surgem as gangues de motocicletas, os chamados bikers, como no filme Wild One com  Marlon Brando, formados por jovens soldados que voltavam da guerra com um gosto pela liberdade e aventura e os chamados Baby Boomers, os filhos da  II Guerra , foram os precursores na rebeldia, na vontade por liberdade a assim construindo uma geração de personalidade e muito estilo,andando pelas ruas exibindo suas jaquetas perfecto, tênis Converse e botas de motoqueiros, a partir da contracultura e a explosão dos movimentos ante-sistema,Liberdade sexual, pílulas, movimentos civis e feministas a moda e a sociedade em si passa a sofrer várias transformações.



 A grande massa popular passa a ditar moda, o que se vê na rua passa a ser inspiração para as grandes Maisons e grandes estilistas, Pierre Gardin busca semelhanças com os Mods, grupos de jovens londrinos filhos de comerciantes, ou Vivianne Westwood e o punk nos anos 70.
    E hoje em dia pode-se ver influências de street wear por ai, uma lolita no Japão, um punk em Londres, um rapper nos Estados Unidos e porque não a cultura nordestina brasileira.Um exemplo recente que acho oportuno para ser citado aqui é o desfile da  Saint Laurent com  uma pegada bem Grunge.
    Não mais uma minoria dominante dita o que é bom gosto. No que se diz ser tendência?
A tendência não é mais um mandato das classes altas. Uma camisa de flanela nos anos 90 pode ser tendência, tye-dye nos anos 70 pode ser o most do momento. Como eu costumo dizer:
  Não é mais a moda que dita o que devemos usar, mas nos que usamos o que a moda irá ditar.


domingo, 2 de junho de 2013

Afinal quão importante é a Arte no Brasil?


    Esses dias conversando com minha prima, me deparei com essa pergunta: Qual a importância que damos a arte?
   Na maioria das escolas públicas que conheço a arte é tratada só como mais uma matéria para encher a grade escolar.Ela é ensinada por um meio tecnicista e irrelevante.
    Porque matérias tão importantes como artes e filosofia é deixada tão de lado nas escolas brasileiras? E o pior a falta de interesse da maior parte da população por matérias tão importantes para o desenvolvimento do pensamento.


    Pode-se se dizer que o ensino de arte no Brasil começou logo no Brasil colônia,uma experiência chamada Barroco-Jesuítico adaptando-se para as necessidades do território brasileiro dando assim o início do Barroco no Brasil.
     Há quem diga que na Ditadura Militar essas duas matérias foram eliminadas da grade escolar por serem "perigosas" para o Regime, que seriam as únicas matérias que fazem as pessoas pensarem.
    Quantas vezes  já ouvir alguém falar que não sabe o porque da aula de Artes, que isso não leva a nada e todas essas baboseiras que sempre escutamos. Se essa história da Ditadura for verdade, faz muito sentido,os movimentos artísticos mais reconhecidos no período ditatorial foram também as mais perseguidas, como a Poesia Marginal que vivia na ilegalidade e o Movimento Tropicália. Leis tornando o ensino de arte obrigatório foram feitas nessa época,porém eram meras obrigatoriedades, pois os professores teriam uma formação de dois anos para ensinar Artes Visuais, Dança Teatro e Música,nessas mesmas décadas algumas matérias ligadas a arte foram tiradas do currículo escolar como a educação musical e o desenho geométrico
    O cenário artístico no Brasil era relevante, mesmo sendo uma arte com moldes europeus até o início do  modernismo. Não somente grandes nomes nacionais como Tarsília do Amaral e Anita Malfatti, por exemplo,mas anteriormente existia uma preocupação com a arte.a tão celebre Semana de Arte Moderna que reuniu os maiores artistas da época para discutirem e mostrarem suas obras.
   O que quero dizer com tudo isso é que: Aonde foi que se perdeu essa importância com a arte?
   O Aprendizado artístico tem como maior importância o entendimento do mundo pelo um modo de pensar buscar no Real a realidade e assim interpretá-la de maneira expressiva e contundente.


Croqui Ronaldo Fraga


Porque falar disso em um blog de moda? simples, toda a arte está ligada direta ou indiretamente a moda, acredito eu ser a moda uma vertente da arte, e se a arte é desvalorizada nos dias de hoje a moda também pode ser,Posso citar vários estilistas brasileiros que tem uma ligação direta de suas criações com a arte como Ronaldo Fraga e a saudosa Zuzu Angel que tinha suas criações a riqueza das cores da cultura brasileira, pioneira em brasilidade e Fraga que segue essa tendência e sabe também a importância de sempre levar a moda ligada a arte e a cultura nacional.