quarta-feira, 31 de julho de 2013

A moda e o machismo





Ah!!! o Rei Luiz XIV, tão exuberante com suas perucas e saltos altos e ainda roupas especiais para assistir ao balé, sempre radiante, por isso o apelido de Rei Sol. Nessa época era normal o uso de perucas e salto alto por homens da nobreza os saltos eram usados por aqueles rapazes ou senhores que tinham uma estatura muito baixa, e naquela época ser alto era status para pessoas nobres. A vaidade era para ambos os sexos.O "terno moderno" nasceu dos luxuosos trajes da Corte Francesa que eram basicamente o colete, bermudas até os joelhos e a inusitada peruca introduzida pelas realezas europeias,mas, com a acensão da burguesia,os homens começaram a se vestir mais básicos, o nascimento do terno composto com o mesmo tecido deixa o homem burguês mais prático, e se diferencia dos nobres, enquanto a mulher se mata nos espartilhos e vestidos com metros e metros de tecidos.
Até Chanel sofreu com a imposição de "leis" masculinas, ao querer incorporar peças do guarda roupa masculino às vestes femininas por acreditar serem mais práticas e confortáveis,e realmente eram, sofrendo várias ofensas. Então porque não usar aquilo que lhe faz bem?
 Como temos visto recentemente vários desfiles apostando nas saias para homens, e ainda quantas fotos de homens usando salto que vejo por ai.
O machismo na moda não é somente com homens que se vestem bem e por causa disso são tachados de homossexuais, infelizmente o machismo está também para a mulher, e com a mulher, afinal o dito luta pela beleza no século XIX e início do XX com os espartilhos que podia até (e existem casos) matar as mulheres por falta de respiração por prender os órgãos e até quebrar costelas; e quando eu disse que está com a mulher: sim existem mulheres com um pensamento ultrapassado, pois quantas vezes já vi em lojas muitas delas comprando roupas para seus companheiros e dizendo "nossa ele não vai vestir isso é muito chegay", "nossa só gay mesmo para usar uma camiseta tão justa assim".
Já se foi o tempo em que o homem tinha que ser super tedioso com poucas opções de cores e modelagens. Exceto a excentricidade das décadas de 60 e 70, o Homem Moderno tem uma filosofia de achar, em questão de roupas, que para a mulher é tudo e para nos nada.


 Cara antes de dizer frases tão arcaicas, pense, que tão ajudar a abrir a mente do seu marido/namorado?
 qual o problema dele usar rosa, qual o problema de usar bermuda curta, qual o problema de usar saia?
Na infância já é definido que os garotos tem que gostar de azul e garotas de rosa. Qual o problema com a cor rosa? eu não entendo essa obsessão em achar que uma cor pode definir uma vida toda que a criança vai ter pela frente.
 Se for para você ser gay você vai ser gostando de futebol e carros ou gostando de salto alto e rosa e se for para você ser hétero você vai ser usando rosa e salto alto ou gostando de futebol e carros.














Então pense nisso! abra sua mente!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Bolsas: Finalmente se consagrou como um acessório Unissex.

Quem disse que as bolsas são peças somente do vestuário feminino? Vários homens com estilo vem usando esse acessório nas ruas de todo o mundo.

Não há registros de onde ou quando surgiram as primeiras bolsasmais sabe-se que entre os séculos XVIII e XIX as pessoas carregava os seus pertences em bolsos costurados nas roupas, mais a medida que as roupas foram perdendo o volume, a modelagem foi ficando mais simples, surgiram as primeiras bolsas de tecidos bordados a mão, Na Revolução Industrial com a necessidade da época de mulheres irem trabalhar as bolsas ganharam uma nova "evolução", começaram a ser amarradas na cintura com o mesmo tecido da saia, para facilitar a locomoção das mulheres da época. no Século XX a bolsa começa a ser objeto de luxo e assim traz formas e materiais variados e sofistica-se o seu processo de confecção. O design se aprimora e cria-se compartimentos para moedas, cartões de visita, canetas, perfumes, etc. 
Então em coleções de moda masculina recentes começaram a aparecer vários tipos de bolsas para nós homens porém com um material mais pesado lembrando muito as pastas que usamos para o trabalho. Recentemente descobrir uma marca italiana que confecciona bolsas bem básicas, porém com uma arte maravilhosa a Inverted Commas, uma marca que está no mercado desde 2011. ps: quero muito a bolsa da Girafa achei ela linda!


Que tal algumas idéias de como usar elas?














E algumas Inverted Commas pelo mundo!!!


e este é o FACEBOOK DA MARCA 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Chapéu: acessório para Verão quanto para o Inverno

O chapéu existe desde os tempos pré-históricos, porém nesse época eram usados como modo de proteção, somente na Idade Média que começou o seu uso como um acessório. O chapéu so começou a ser usado na moda masculina a partir de meados dos séculos XIV-XIV, foi por volta dessa época que surgiram as boinas na Itália.
Durante a Revolução Francesa (1789-1799), quando as vestimentas foram influenciadas de modo a torná-las mais simples, surgiram os chapéus de copa alta de formato côncavo, que se desenvolveram até darem origem às Cartolas. Em 1900, o Chapéu Côco feito de feltro de lã e/ou pêlo era o mais popular, aparecendo alguns anos depois os chapéus de palha, os do tipo marinheiro, etc., sendo que a grande maioria dos modelos se originou no Reino Unido.
No Início do século XX os chapéus não tem sofrido muitas mudanças na moda masculina. somente algumas mudanças em relação aos materiais e mudança de cores, hoje em dia pode-se encontra chapéus até em cores fluorescentes.

Agora alguns modelos para vocês:


Chapéu Panamá: Mesmo tendo esse nome ele não é fabricado no Panamá e sim no Equador, este nome se dá pelo fato do Presidente americano Theodore Roosevelt  ter usado ele em uma visita ao canal do panamá, por esse motivo tornando-se moda pelos homens da época até a Segunda Guerra.ele ficou famoso no Brasil, nos subúrbios do Rio de Janeiro, junto com a acensão do Samba em meados da década de 20.




Chapéu de coco: Mais conhecido como chapéu do Charlie CHaplin ,é um chapéu de copa redonda e aba bem curvada dos lados, usado pelos homens no fim do século XIX. Na Inglaterra, após a Primeira Guerra Mundial, passou a ser aceito em ocasiões formais, substituindo a cartola. Feito de feltro de  ou pêlo, era muito popular e, até aos anos 50 e 60, era associado a homens de negócios londrinos.








Chapéu Fedora: também chamado Borsalino (vide seção abaixo), é um tipo de chapéu, ordinariamente em feltro, fabricado no formato do chapéu Panamá, e que fez grandesucesso no século XX, a partir dos anos 20, embora diga-se que tenha sido inventado em meados da década anterior (algo que não é preciso).
Fedora é um nome feminino russo, versão local para Teodora - e que foi tornado popular na peça teatral Fédora, de Victorien Sardou, feita para Sarah Bernhardt - e depois vertida em ópera por Umberto Giordano, em 1898 - grande sucesso no começo do século XX, tendo Enrico Caruso no papel de amante da personagem-título. Embora não haja ligação aparente entre o chapéu e a peça, o nome foi popularizado por esta.




segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dica de Leitura: Dispa-me

Sexta-feira fui em uma livraria e acabei comprando este livro, entre outros que depois posto aqui para vocês, achei este tão interessante que li ele todo na tarde de sábado.

As autoras e psicanalistas Catherine Joubert e Sarah Stern mostram em Dispa-me o que as roupas dizem sobre quem somos, o que cada peça tem a dizer sobre o comportamento ou/e a personalidade de cada pessoa.
Porque determinada pessoa usa a mesma calça ou ainda porque alguém sempre compra compulsivamente? e se alguém se vestir sempre de preto? O que buscamos, assim, compensar ou exibir aos olhos dos outros? Qual o uso que fazemos delas, às vezes até sem perceber?
 Qual a relação as roupas tem com traumas vividos no colégio ou com o que queremos para nossas vidas.
 uma abordagem séria, mas descontraída, que nos permite saber um pouco mais sobre o que nos liga a nossas vestes e, paralelamente, sobre nós mesmos.






"A mãe modela a filha de acordo com sua fantasia. Deixar de responder a essa demanda expõe a criança ao desamor materno; aceitá-la faz com que se mantenha na posição de objeto desejado, garantia do laço com a mãe, mas que a aprisiona.













segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia Mundial do Homem: Homens que fizeram parte da Historia da moda


Dia 15 de Julho se comemora no Brasil o Dia Mundial do Homem por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Os objetivos são a luta contra o sexismo e a melhora da saúde dos homens, além de melhorar as relações entre os gêneros.
Vários Homens contribuíram para a história da moda, tanto a masculina como a feminina como por exemplo Christian Dior com o tão glamouroso New Look Dior, ou o pai da alta-costura Charles Worth, porém existem alguns personagens de quem muitas pessoas nem ouviram falar e contribuíram igualmente para a moda.

Um desses personagens foi o arquiteto brasileiro Flávio de Carvalho que em plena década de 50 e todo o conservadorismo brasileiro da época sai pelas ruas de São Paulo vestindo saias de pregas blusa de nylon com mangas curtas e folgadas, chapéu transparente, meias arrastão e sandálias de couro auto-nomeando as suas novas vestimentas de "New-Look de Verão"(referência ao New-Look Dior que era uma tendência e avanço na moda da época) e uma crítica ao modo que os homens brasileiros se vestiam com roupas europeias para o clima tropical brasileiro, e ainda sendo ele parte do movimento modernista criticando está atitude.




Outro homem que fez muita importância para a história da moda e que não se tem muito conhecimento é Matthaeus Schwarz, um contador do século XVI, simplesmente foi  a primeira pessoa a escrever um livro sobre moda. Schwarz registrava as imagens das roupas em pinturas. Iniciando as pesquisas em 1520 aonde foi juntando pinturas de sua infância até os 23 anos e daí até os seus 63 anos, somando um total de 137 pinturas em aquarela.
O que eu achei mais legal é que pelo seu livro pode-se notar que o gosto por moda não era apenas exclusividade de famílias da nobreza. Depois da descoberta desse livro alguns historiadores repensaram a ideia de que a moda só se tornou democrática no século 20.





Um ícone que todos conhecem mas, que tinha que falar dele aqui é Calvin Klein que revolucionou a publicidade e a moda íntima masculina nos anos 80 e 90 e femininas também com propagandas que insinuavam a sexualidade uma idéia que surgiu com um pensamento na filosofia de culto ao corpo da antiguidade e o ideal de beleza americano. com fotografias provocativas a marca passou por alguns processos como incentivo à pedofilia e incentivo de drogas.


campanha Calvin Klein anos 80



sábado, 13 de julho de 2013

Dia Mundial do Rock: estilistas com inspirações no mundo do Rock

O Dia Mundial do Rock começou em 1985 em homenagem ao festival Live aid que tinha como objetivo acabar com a fome na Etiópia.
Em Homenagem a esse dia e sua ligação com a moda que tal relembrar os estilistas que fizeram parte dessa cultura ou que se inspiram nela para suas coleções:



Começando com ela é claro,

 Viviane Weestwood:

Uma das estilistas que mais gosto pelo fato de ser ela responsável por colocar a cultura punk no mundo da moda. Tudo começou quando Vivianne conheceu Malcolm Mclaren e abriram uma loja de roupas até se firmarem com a então famosa loja SEX que era especializada em peças fetichistas e customizadas, um ponto certo para os punks da época e com certeza também ponto de Sid Vicious e os Sex Pistols  por ser a estilistas responsável pelos  figurinos dos Sex Pistols e várias outras bandas punks fica conhecida como "Estilistas-punk".


Elise Overland: iniciou no mundo do rock como estilistas e figurinistas de nada mais nada menos do que Steve Tyler, também vestindo bandas como Smashing Pumpkins e o White Stripes suas coleções são mais um estilo de rock chic que brilhos e tecidos mais nobres.


Christian Joy: estilista e figurinistas de Karen O  a vocalista da Yeah Yeah Yeahs.
Suas criações tem uma pegada punk com peças customizadas, começou a ser reconhecida quando em 2002 montou uma exposição durante a New York Fashion Week, já fez algumas coleções para a TopShop e teve algumas de suas peças em exposição no Museum Victoria & Albert.

Banda Yeah Yeah Yeahs e Vivianne Westwood inspiration



Hedi Slimane: Quem não se lembra do desfile super polêmico da Saint Lauren com inspirações Grunge, um desfile que gerou muitas polêmicas por não ser a cara da Marca. Pois é isso é responsabilidade dele Hedi Slimane, estilista que teve passagem pela Home Dior e atualmente está na Saint Lauren além dessa coleção inspirada no Grunge, ele também já trabalhou com Mick Jager, grupos como The Libertines, Franz Ferdinand e The Kills

Marc Jacobs: Começou com a sua fama quando fez uma coleção também baseado no estilo Grunge, porém fez isso em uma época aonde o Grunge estava em alta no cenário musical de Seatle, mas o que fez sua carreira decolar mesmo foi o apoio incondicional da Grande editora da Vogue americana Anna Wintour.

domingo, 7 de julho de 2013

Playlist de Domingo: Viagem

Drive by - Train
Lana Del Rey -Ride
(Get Your Kicks On) Route 66 - Rolling Stones
Back In The U.S.S.R. - The Beatles
Skank - Vamos Fugir
Next Year -Foo Fighters
Além do Horizonte - Jota Quest
Going to California - Led Zeppelin


       

      

sábado, 6 de julho de 2013

Anos 90




Os anos 90 foi uma década aonde aqui no Brasil passávamos por uma enorme crise advinda da ditadura militar , impeachment de Fernando Collor,com a grande ajuda dos eternos caras pintadas, e la fora o fim da União Soviética (aeeeeeee adiós comunismo) assim se consolidando o capitalismo, democracia e globalização♥♥♥  e o fim do apartheid na África e entre outros acontecimentos.

Na moda também foi um período conturbado de exageros em estampas e cores, as benditas calças coloridas que foram trazidas dos anos 80,  o jeans sobre jeans, O Grunge estourava e Kurt Cobain era a referência maior para esse estilo totalmente largado e que eu amo, camisas xadrezes de flanela, jeans totalmente rasgados e cabelos desarrumados. O pop só voltou com tudo graças a bandas de boy band e Britney Spears logo no final da década  e com ela veio a mini saia e piercing no umbigo
somente dando uma olhadinha nos seriados da época você consegue descobrir o que se usava:


The Fresh Prince From Bel-Air (Um Maluco no Pedaço): aqui a evidência é para o estilo hip hop com jeans com lavagens claras, jaquetas coloridas e tênis estilo nike






My so Called Life: um pouco do Grunge do início dos anos 90.Xadrez estilo lenhador,jeans surrado,misto de estampas e florais são algumas marcas desse estilo super abrangente.




Direto do Lookbook.nu:




quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tattoos





Hoje em dia ter uma tatuagem não é mais estranho ou negativo, pelo menos para as pessoas da geração x para frente, ainda existe algumas pessoas de idade que acham um horror alguém porta uma tatuagem e também pessoas religiosas radicais. Mais de onde surgiu tal ato,fazer uma pintura no corpo?
Os indígenas já usavam uma técnica parecida,porém, com tintas naturais, na religião Hindu é usado uma espécie de tatuagem na testa que para eles pode trazer o bem estar espiritual. 
Em tempos não muito distantes fazer tatuagem era sinônimo de vida boemia, de atos de bandidos e criminosos,isso se deu desde que no final do século XIX no Reino Unido o governo começou a usa-la como uma forma de identificar os criminosos e no Brasil também houve e ainda há um pouco de preconceito referente a pessoas com o corpo muito tatuado.Logo no início de sua vinda para as terras tupiniquim teve um início conturbado porque começou a ser feita em uma área de Santos aonde se encontrava pessoas com uma vida não muito tradicional, como prostitutas e afins gerando um estigma de arte marginal.

Mais afinal o que a tatuagem tem a ver com a moda?
para mim ela tem mais a ver com estilo, pois ter uma tatuagem diz muito sobre quem você é e sobre sua personalidade, e modo de vê o mundo, então não vá fazendo um simples dragão no braço ou três estrelinhas no tornozelo,é uma arte que você vai levar por toda a vida, mesmo com tratamentos de remoção podem deixar cicatrizes e uma leve mancha da Tattoo no local, pense primeiro os seus gostos, pense sobre quem você é, para depois tomar a iniciativa de fazer tal arte no corpo e faça em um excelente profissional.
 A tatuagem é sim uma arte no corpo humano tendo várias técnicas e estilos. É uma arte com prazo indeterminado e que pode sim, ser apreciada e admirada



CURIOSIDADES: Betty Broadbent foi a primeira mulher a ter o corpo todo tatuado tendo na década de 20 uma média de 350 tatuagens em seu corpo

O cara que trouxe a tatuagem para o Brasil foi o dinamarquês  Knud Harld Likke Gregersen

O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele

Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros, que gravavam o nome da pessoa amada nos seus corpos.


Inspirations for Today: Tattoos











imagens: weheartit.com

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Moda e contra-moda. Contra moda é moda

Algumas pessoas se dizem contra a moda, dizem não seguirem tendências e usarem o que querem, mas isso não quer dizer que você não esteja vinculado ao círculo fashion. Moda não é somente o que vem das passarelas e de pesquisas de tendências.Pode-se ver a moda no "pensar" em uma roupa para ir ao colégio ou ao trabalho.
 A moda vai se transformando e melhorando de acordo com as mudanças sociais e econômicas, como por exemplo a troca do glamour da década de 20 para a recessão da década de 30 e 40 pelo ocorrido em 1929 e o estouro da Grande Segunda Guerra, grandes saltos trocados por sapatos mais baixos e os homens com ternos desestruturados, normalmente de linho, de ombros estreitos e calças mais curtas e mais justas.
Desse modo a moda não é apenas o glamour pré-definido pelos que se dizem contra ela, a moda é uma transformação que passa por turbulências e acensões. Até os Punks e Grunges pertenceram a moda os Hippies que queriam sair do sistema capitalista aonde dizem que a moda representa também fizeram moda, a partir do momento que colocaram em evidência um estilo de comportamento e de expressão através de roupas estão fazendo moda. como disse a historiadora Anne Hollander "todo o estilo de roupas ATRAENTES em um determinado período[...]todas as formas de antimoda e não moda[...] roupas e acessórios daqueles que não tem interesse em moda é moda". Nunca se usou tanto jeans surrados em inspirações punks e camisas xadrezes de flanela inspiradas no Grunge. Se os Hippies la na década de 70 achavam que a vida levada por eles eram um modo de expressão e repúdio a sociedade e a moda é uma forma de se expressar e dizer através da imagem a sua opinião, então o Hippie fez moda a "contra moda" faz moda
A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento.
 A moda é além do que desfiles de alta costura  é um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas.





"moda é a roupa cuja característica essencial é a mudança rápida e contínua de estilos"  (Elisabeth Wilson)